Skip to content
Ajuda Sebrae - FAQAjuda Sebrae - FAQ

1.  Só posso me cadastrar em evento fazendo login?

Sim. O Sebrae foca no relacionamento com seu público-alvo, que inclui tanto quem quer empreender quanto quem já tem um pequeno negócio. Por isso, para ter acesso aos eventos pagos e gratuitos, é preciso fazer sua Conta Única Sebrae, gratuita, contendo seus dados pessoais e empresariais.

Existem eventos que são exclusivos para quem é Pessoa Jurídica, ou seja, possui CNPJ.


2.  Como fazer o Cadastro/ Conta Único Sebrae?

Se você ainda não tem uma Conta Única Sebrae, inicie seu cadastro com dados pessoais. Depois associe a um CNPJ válido para participar de eventos exclusivos para Pessoa Jurídica.


3.  Esqueci minha senha de login no Sebrae. Como resgatar?

No topo da Loja, selecione o link “Entrar”. Selecione Esqueci minha senha ou clique diretamente no botão abaixo. 

É possível resgatar sua senha através de SMS (código será enviado para o celular já cadastrado), E-mail cadastrado (através de mensagem) ou Reconhecimento facial com documento de identificação com foto (o dado do CPF será confirmado através do documento). Escolha uma das opções e siga as instruções.

Caso não consiga acessar ou atualizar os dados, ligue para a Central de Relacionamento Sebrae e te daremos o apoio necessário.


4.  Como adicionar ou atualizar os dados da empresa?

No topo da Loja, selecione o link “Entrar” ou acesse diretamente sua conta pelo botão abaixo.

No menu do cliente, selecione “Meu Mural” ou "Minha empresa"

Para cadastrar uma empresa ao seu perfil, clique no botão “Adicionar CNPJ” e siga as instruções. A vinculação da empresa permite que o Sebrae te ajude com uma série de serviços adequados a sua realidade e perfil.

É possível mudar o Perfil e ter uma experiência personalizada (se quer abrir empresa, se é dono, empregado, gestor público etc).

É possível excluir empresa cadastrada, clicando no símbolo de lixeira.


5. Como atualizar dados da minha Conta Única Sebrae?

No topo da Loja, selecione o link “Entrar” ou acesse diretamente sua conta pelo botão abaixo.

No menu do cliente, selecione “Meu perfil” ou "Minha Conta".

Atualize seus dados de contato e endereço e clique em “Salvar alterações


6. Como fazer inscrição em evento gratuito?

Para fazer inscrição em qualquer evento, gratuito ou pago, é necessário estar logado.

Faça o login na Loja: selecione no topo da Loja o link “Entrar” ou acesse diretamente sua conta pelo botão abaixo.

Pesquise o evento desejado, por cidade, por tema ou por público.

Se o evento tiver a identificação “Exclusivo PJ”, para se inscrever é necessário ter um CNPJ associado a sua conta.

Clique em “Inscrever-se Agora”.

Verifique se recebeu a mensagem do remetente “Loja Sebrae” com o título “A sua inscrição está confirmada”.


7. Quais as formas de pagamento disponíveis? Aceita cartão corporativo? 

Ao finalizar a inscrição, as opções de pagamento serão apresentadas.

Na Loja Sebrae BA estão disponíveis as seguintes formas de pagamento:

·       Pix (o pagamento deve ser realizado em até 3 horas, depois disso o QR Code expira)

·       Cartão de Crédito, em até 10x

Aceitamos Mastercard, Visa, Amex, Diners Club, Elo, Hipercard, Discover, JCB, Aura. 

Aceitamos cartão corporativo, com cartão associado ao CNPJ/ pessoa jurídica.


8. Como usar Cupom de Desconto?

Adicione o cupom de desconto indicado ao fazer a finalização do Pedido.

Selecione o evento ao qual deseja aplicar o desconto.

Clique no botão “Inscreva-se agora”.

No “Meu carrinho”, no box de “Resumo do Pedido”, digite corretamente o “Cupom de Desconto” e clique em Aplicar.

O desconto será aplicado, com o valor destacado. Clique então em “Finalizar Inscrição”.


9. Como emitir Nota Fiscal em nome da empresa (CNPJ)?

No momento de inserir as informações de pagamento, é possível escolher os dados para a emissão da Nota Fiscal (NF). 

Pode ser com os dados pessoais já existentes ou indicar novos dados.

A NF pode ser emitida em nome da Pessoa Física (CPF) ou Pessoa Jurídica (CNPJ).

Para gerar a NF em nome da empresa, clique em “Adicionar Novos Dados” e informe CNPJ, razão social, nome fantasia, e-mail, celular, endereço da empresa e nome da pessoa responsável pela compra.


10. Como confirmar que me inscrevi em um evento?

Verifique seu e-mail usado na Conta Única Sebrae. Você receberá uma mensagem do remetente “Loja Sebrae” com o título “A sua inscrição está confirmada”.

Neste e-mail constam as informações sobre o evento e o QR Code para acesso.

Ou faça o login na Loja com a sua Conta única do Sebrae, clicando em Entrar.

Acesse o menu do seu perfil e clique em “Meus produtos”.


11. Como terei acesso ao evento? 

No dia, horário e local indicados, compareça ao evento. Chegue com antecedência.

No credenciamento, apresente o QR Code enviado por e-mail. Caso não localize, de identifique e apresenta o número do CPF.

No caso de eventos gratuitos, clientes inscritos que chegarem com até 15 minutos após o início do evento terão sua vaga garantida. Após esse período, as vagas serão liberadas por ordem de chegada.


12. Não consigo me inscrever em evento Exclusivo para Pessoa Jurídica. O que fazer?

Para participar de eventos com a indicação “Exclusivo PJ”, é necessário que o seu CPF esteja relacionado a um CNPJ válido.

Faça o login na Loja: selecione no topo da Loja o link “Entrar” ou acesse diretamente sua conta pelo botão abaixo.

Para vincular seu perfil a de uma empresa, acesse no menu a opção "Minha Empresa":

Para cadastrar uma empresa ao seu perfil, clique no botão “Adicionar CNPJ” e siga as instruções. A vinculação da empresa permite que o Sebrae te ajude com uma série de serviços adequados a sua realidade e perfil.

Indique corretamente sua relação com a empresa: se é sócio(a) ou representante. Clique em "Adicionar".


13. Como acessar meus Certificados?

Você poderá baixar todos os certificados de eventos que participou através de inscrição pela Loja. 

Atenção: Alguns eventos tem restrição quanto a certificados (Ex: Empretec), e por isso podem não estar disponíveis. 

Faça o login na Loja com a sua Conta única do Sebrae. No topo da Loja, selecione o link “Entrar” ou acesse diretamente sua conta pelo botão abaixo.

No menu do cliente, selecione “Meus certificados”. Ou acesse diretamente https://ba.loja.sebrae.com.br/mycertificates/

Selecione o evento e clique em “Baixar certificado


14. Como cancelar inscrição em evento pago ou gratuito?

Faça o login na Loja com a sua Conta única do Sebrae. No topo da Loja, selecione o link “Entrar” ou acesse diretamente sua conta pelo botão abaixo.

No menu do cliente, selecione “Meus pedidos”.

Selecione o pedido que deseja cancelar, e clique no botão “Solicitar cancelamento

Confirme na janela seguinte se deseja “Alterar a compra” ou “Cancelar a compra”, e a justificativa.

O Status do pedido mudará para “Solicitado cancelamento” e você receberá um e-mail confirmando o cancelamento.

O fluxo de cancelamento financeiro será realizado pelo gestor do evento no Sebrae.


15. Quais os Termos de uso do Sebrae?

No carrinho de compras, no momento do pagamento, ao continuar comprando você concorda com as Termos de Uso da Loja Sebrae Bahia.

Clique no botão abaixo para acessar. 


16. Qual é a Política de Privacidade do Sebrae?

Seguimos a Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais do Sistema Sebrae.

Clique no botão abaixo para acessar.

Ainda tem dúvida?
Fale com a Central de Relacionamento Sebrae pelo telefone 0800 570 0800